Escolha sua região:

Lâminas feitas em Hardox 500 aumentam vida útil de pás carregadeiras

14/02/2017

Estudo feito sobre durabilidade das lâminas em Hardox 500 da SSAB aponta aumento de vida útil, redução de custo e menor tempo de parada das pás carregadeiras Cat 938

A empresa De Amorim, que atua no ramo da construção pesada, desenvolveu uma série de testes e análises de desgaste de lâminas das pás carregadeiras Cat 938 em sua operação de mineração, localizada no Município de Mandirituba, PR, e utilizou o aço de alta resistência Hardox 500, fabricado pela siderúrgica SSAB, como forma de economia e para ganhar mais produtividade.

 

 

A empresa Ferro Extra, centro de serviços especializado no fornecimento de soluções de desgaste, forneceu as peças fabricadas em Hardox, gerando aumento da vida útil; menor custo e redução no tempo de máquina parada e na mão de obra: quase três paradas a menos por máquina.

“As lâminas fabricadas em Hardox 500 geraram um aumento de 680 para 1.600 horas trabalhadas (mais de 230% de aumento); redução de custo por hora; redução na mão de obra (quase três trocas de lâminas normais a menos para substituir) e redução na hora de máquina parada em manutenção para troca de lâminas”, diz Renan Camargo, responsável por suprimentos e manutenção da De Amorim.

O material utilizado antes à substituição pelo aço Hardox 500 era aço fundido e a mudança não acarretou nenhuma alteração no projeto – a nova peça é idêntica às anteriores.

“A empresa recebeu a solução pronta, com o mesmo desenho das peças originais e das obtidas de reposição. Não foi preciso qualquer tipo de adaptação para a instalação”, diz Gregório Vargas, gerente de projetos da Ferro Extra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Seja um operador de máquinas

Operaction é uma empresa especializada em equipamentos de construção e terraplanagem. Oferecemos treinamentos de operadores e outros trabalhos neste segmento.

© 2017 Operaction